Aguado Automoción com inovação premiada em carteira

Depois da consagração em Madrid, há três semanas, na Galeria de Inovação da feira Motortec Automechanica, onde recebeu um prémio na categoria “Contribuição para a Inovação do Veículo Industrial”, a Aguado Automoción marca presença na expoMECÂNICA 2017.

A empresa espanhola chega com “dois ases na manga” - leia-se inovações, que assim se estreiam em território nacional.

Uma delas é a UMA – Unidade Móvel de Assistência, o equipamento que a distinguiu no certame do país vizinho. Nasceu para providenciar ao mercado uma solução oficinal completa sobre rodas, igualmente em autoestrada e para frotas de transporte. O sistema energético da UMA foi colocado debaixo da viatura (de categoria B), poupando assim peso e ganhando todo o espaço da zona de carga.

O veículo conseguiu reduzir consideravelmente o impacto ambiental e a produção de ruído, pois prescindiu de motores de combustão auxiliares. Trata-se de um projeto em constante evolução que alcança este ano a sua máxima expressão, graças a uma máquina desmontadora revolucionária e a um compressor de alto rendimento.

Outro dos destaques é o sistema Argos, que vem revolucionar o conceito de alinhamento automóvel, ao permitir medir a geometria dos veículos em menos de cinco segundos. As chaves do equipamento estão na supressão da aplicação de qualquer elemento nas rodas, a ausência do movimento do carro na tiragem das medidas e a capacidade de o medir sem haver nivelação. Esta conjugação de características permite, segundo a empresa, «uma repetibilidade, rapidez e precisão inalcançáveis com equipamentos de alinhamento tradicionais».

A Aguado antevê bons augúrios para o sistema Argos, nos mercados espanhol e português.